ESPAÇOS EDUCATIVOS

Portal de Educação: Notícias Formação Artigos…

Leitura

Posted by Alberto Costa em 30 Março, 2007

imagem.jpg A Aprendizagem da Escrita, de Inácia Santana

O presente estudo procura compreender como a escrita na escola, designadamente a revisão de textos realizada sistematicamente e em interacção, pode contribuir para a aprendizagem dos próprios processos de escrita pelas crianças, através da reflexão sobre a língua.

Para isso foi realizado um estudo longitudinal de curta duração, num contexto escolar interactivo, em que a escrita, socialmente finalizada, era utilizada nas suas diversas funções.

Os resultados apontam para a conclusão de que a instituição de rotinas de revisão de textos dos alunos, sobretudo em díades heterogéneas que incluem o autor, inscritas em sistemas pedagógicos cooperativos, propicia níveis superiores de reflexão sobre a escrita, os quais concorrem para a apropriação de saberes e de competências no domínio da metatextualidade e da metalinguística, cumprindo, assim, a sua função epistémica.

(in WEBBOOM)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: