ESPAÇOS EDUCATIVOS

Portal de Educação: Notícias Formação Artigos…

Os Mitos da Tecnologia Educativa

Posted by Alberto Costa em 27 Maio, 2007

slides.jpg Contributos aos processos de ensino-aprendizagem no 1.º CEB, por Miguel Dias

Ver…

2 Respostas to “Os Mitos da Tecnologia Educativa”

  1. josecarrancudo said

    O maior mito de todos é que introduzindo mais computadores no processo educativo (e gastando mais dinheiro, o que justifica mais pessoal e maior orçamento – sempre bom para qualquer ministério) se consegue alguma melhoria da qualidade de ensino. Na realidade, não existe qualquer estudo credível que aponte nesse sentido.
    O que deve ser feito em primeiro lugar, é reintroduzir os métodos válidos no ensino de Português e de Matemática, como indica a nossa análise recente. Assim, os alunos devidamente preparados nos graus de ensino antecedentes, terão plena capacidade de estudar tanto sem computadores, como os seus pais estudaram, como com computadores, por imposição despesista superior.

  2. 1. Agradeço antes de mais o seu comentário. Comentar, reflectir e partilhar, além de acto democrático, são sempre aspectos saudáveis para a melhoria da educação.
    2. Quanto ao facto de referir que não existem estudos que comprovam que a intrpdução da Tecnolgia melhora a qualidade do ensino isso não é de todo verdade. Não sei que fontes/estudos tentou procurar mas posso deixar aqui um onde se revelam as vantagens das introdução das tecnologias.
    http://bica.cnotinfor.pt/noticia.php?lng=pt&edi=27&nt=504
    3. Quanto ao facto de referir que tudo isto pode ser um “bom negócio” para o Ministério, gostaria de o convidar alguns projectos em Portugal que recorrem a software gratuito e produzido pelos próprios professores (eg. Projecto Pitágoras da Universidade dos Açores).
    4. Quanto à necessidade de alterar práticas de docência estou de acordo consigo e, naturalmente, muitas delas precisam ser alteradas mesmo sem existência de tecnologia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: